Páginas

5 de janeiro de 2013

Corpo humano - uma máquina a todo vapor!

Já parou para pensar em quão incrível é o corpo humano?
Nossa, dá pra ficar horas e horas analisando tudo e pensando: "Uau! como tudo funciona perfeitamente!"

Pois é, o corpo humano é realmente incrível. Podemos compará-lo à uma máquina, por exemplo, os rins servem como filtros, limpando o sangue. O fígado, reserva a glicose em forma de glicogênio, ou seja, "guarda" o nosso combustível para ser liberado quando o organismo necessitar. Os pulmões absorvem o oxigênio, fundamental para a vida, liberando o gás carbônico. Percebeu como tudo funciona em sintonia? Pois é, uma máquina. A máquina-humana!

Nosso corpo é composto, em sua maioria - 60% a 70% - por água. Depois vem os sais minerais, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e ácidos nucléicos. Cada elemento tem uma função específica, mas trabalham interligados para a manutenção da vida.


Vamos entender qual a importância da água para o ser humano. 
Por que é preciso beber bastante água durante o dia? Qual sua função?

A água é a substância mais abundante em quase todas as células. A quantidade de água no corpo humano varia de acordo com a idade e a atividade metabólica. Ao nascer o corpo tem mais água e conforme vamos envelhecendo, vamos acumulando gordura e perdendo água. (A quantidade varia em espécies diferentes. Mas vamos falar apenas dos seres humanos.) Ora, se a maior parte do nosso corpo é água, precisamos abastecer nosso reservatório diariamente, pois o corpo não pára de funcionar! A água é um dos nossos combustíveis, perdemos água na respiração, indo ao banheiro, caminhando, transpirando, etc.



As principais funções da água são:

- Solvente/reagente universal: é indispensável para o funcionamento do metabolismo. Cada tecido ou órgão precisa de uma certa quantidade de água para desenvolver sua função, ou seja, varia de acordo com a atividade metabólica.
- Transporte de substâncias: sem água não seria possível transportar o oxigênio e os nutrientes até as células.  O plasma do sangue é constituído por 95% de água e é por ali que são transportados os nutrientes que precisamos para manter nossa máquina funcionando. Sem energia, o organismo vai sofrendo um desequilíbrio, os órgãos vão diminuindo suas atividades e os sistemas do corpo podem parar de funcionar.
- Termômetro: quando estamos realizando uma atividade física ou na praia, expostos ao sol, automaticamente começamos a transpirar não é mesmo? Então, o suor liberado na pele ajuda a controlar a temperatura do corpo, resfriando-o, quando estamos em situações como esta.
- Lubrificante: a água lubrifica superfícies, evitando assim o atrito entre algumas estruturas do corpo. Um exemplo, são as articulações, compostas de um líquido chamado: líquido sinovial. Ele evita com que os ossos sofram atrito um com o outro.
- Desintoxicação: beber bastante água evita que os rins sejam sobrecarregados no momento da filtração, pois ela ajuda a dissolver as toxinas e eliminá-las mais facilmente.



Ufa! Quantas funções...
Além de bebermos água de modo natural, podemos ingerí-la através de alimentos, como as frutas e verduras, e também através de sucos e chás. Geralmente nos é recomendado beber diariamente 2 litros de água, no mínimo. Isso pode variar de acordo com o seu dia a dia, se pratica atividade física ou não, o local de trabalho se é com ar condicionado ou ar muito seco, se está passando por alguma crise de vômito ou diarréia, febre, etc. É importante usar sempre o bom senso. A água auxilia também no funcionamento do intestino, hidrata o corpo de dentro para fora, mantendo a pele lisa e saudável. 
Quando não estamos habituados a beber água em quantidade considerável, sofremos na hora da mudança não é mesmo? É uma delícia tomar um copo de água gelada quando estamos com bastante sede! Mas e quando não sentimos sede? Não precisamos esperar o corpo "pedir" água se temos a consciência de que ele precisa se manter hidratado. Comece devagar. Pegue uma garrafinha de água e deixe na sua mesa de trabalho, na cozinha, no quarto ou onde você vai passar o dia. Se preferir, coloque algumas folhinhas de hortelã ou pedacinhos de gengibre dentro e crie uma "água saborizada". Anote no seu celular "hora de beber água" e coloque-o para despertar a cada 1 hora. Tome o equivalente a 200ml de cada vez e pronto! Ao longo do dia você vai ter ingerido a quantidade de água suficiente para manter-se bem, afastar aquela dor de cabeça que fica te incomodando diariamente e restaurar o bom humor! Mantenha-se hidratado!



Vamos lá! É difícil começar, mas você pode fazer isso! Chega de desculpas! Seu corpo vai agradecer!
Escolha a mudança, escolha ser saudável!




Fonte:
http://www.bernoulli.com.br
http://www.fundacaoluso.pt




6 comentários:

  1. Passando para conhecer seu cantinho! Antes eu mal bebia água, hj nossa pareço um camelo! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flávia! Também adoro o seu blog, tô sempre acompanhando! É verdade, eu também era assim... as vezes passado o dia com um único copinho de água! Triste isso...

      Excluir
  2. Adorei as informações, foram muito úteis! Eu já sabia, mas é bom que se mostre para outras pessoas o porque de fazer aquilo, pois muita gente usa como arguento "Bebo porque sim", "Bebo porque faz bem, "Porque me disseram pra fazer isso" enfim, mas qdo se sabe o real de motivo e beneficios a pessoa até se cobra mais achando que se não beber pode estar se prejudicando.
    Eu uso despertador no cel para me avisar de qdo devo beber água e vivo com uma garrafinha do meu lado. Mas lembre-se, beber água demais tbm não é legal. As pessoas tem que saber se limitar qto a isso tbm, nem de menos e nem demais.
    Adorei o seu cantinho, é a primeira vez que venho aqui e já estou te seuindo para ser notificada dos proximos posts.
    Parabens!
    ;**jão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivna! É verdade, é sempre bom conhecermos o motivo das coisas que fazemos. Por isso falei que é importante usarmos o bom senso, nem demais, nem de menos. Temos que conhecer o nosso corpo e entender quando ele informa o que já é suficiente ou quando precisa de algo mais! Obrigada por me seguir, espero contribuir bastante para o teu dia a dia! Beijinhos =*

      Excluir
  3. PARABÉNS pelo blog Dhay, ;) vim te visitar e seguir seu blog. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada lindona!!! Teu blog já está aqui na minha listinha! És um super modelo de determinação e persistência. Parabéns! Espero contribuir também no seu dia a dia! Beijinhos :*

      Excluir